Parceria entre PCR e comunidade transforma ponto de descarte irregular de lixo em jardim colorido

A ação, que aconteceu no bairro do Engenho do Meio, foi mais uma etapa do projeto Meu Bairro Eu Também Limpo desenvolvido pela Emlurb

Nesta sexta-feira (30/09), a Prefeitura do Recife concluiu mais um trabalho de erradicação de ponto crítico de descarte irregular de lixo na cidade através do projeto Meu Bairro Eu Também Limpo, realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A ação teve duração de dois meses e aconteceu na Rua Manoel Alves Deus Dará, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste da capital.

O trabalho, desenvolvido pelos agentes da Assessoria Socioambiental (ASA) da Emlurb, transformou um grande área degradada pelo descarte irregular de lixo em um espaço atrativo, com um jardim colorido e decorado com desenhos nos muros e esculturas de animais e objetos. Durante o trabalho, as equipes promoveram reuniões e debates para atrair o apoio de lideranças comunitárias, moradores, comerciantes, escola e igreja. A partir desses encontros, a empresa definiu o plano de ação com projeto que seria executado no bairro.

Na etapa seguinte, os agentes socioambientais, juntamente com um grupo de moradores e mais 40 alunos da Escola Nossa Senhora das Graças realizaram abordagens porta-a-porta pelas ruas do bairro, distribuindo material informativo, que explicavam o funcionamento da coleta, falando sobre o projeto e seus benefícios para melhoria da saúde e bem estar dos moradores. Entre os dias 19 e 29 de setembro, na igreja católica do Engenho do Meio, a ASA promoveu a Oficina Reciclar com Arte, onde os participantes aprenderam a construir diversos tipos de artesanato a partir de garrafas PET e outros tipos de matérias recicláveis.

“A comunidade não suportava mais conviver com o lixo, então, junto com a igreja e com o pessoal da escola, pedimos o apoio da Emlurb para construirmos esse jardim. Ficamos todos satisfeitos com o resultado e agora cada um de nós fará sua parte e será responsável pela manutenção desse local,” declarou a presidente do grupo de amigos do Engenho do Meio, Gorete Machado.

No início desta semana, a Emlurb removeu completamente os restos de entulhos existentes no terreno, deixando-o limpo e preparado para receber o plantio das mudas e as esculturas feitas a partir de materiais reciclados como pneus e tubos de PVC com ajuda dos estudantes. “A ação de hoje dá continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo com envolvimento das comunidades do Recife, transformando pontos críticos em ambientes sustentáveis onde as pessoas se sentem bem e fazem questão de cuidar”, enfatiza a Assessora Socioambiental da Emlurb, Jane Correia.