PCR realiza mutirão de limpeza para remover entulhos na Zona Norte


Com a chegada das festas de final de ano, é comum as pessoas realizarem pequenas obras em suas casas para proporcionar melhorias nas moradias. Porém, muitas vezes o descarte dos entulhos não é feito de forma adequada. Por esta razão, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), deu início, nesta quinta-feira (28), a um mutirão de limpeza nos bairros que compõem as Regiões Político Administrativas (RPAs) 2 e 3 da cidade, locais onde foi identificada uma maior concentração de resíduos desse tipo.

A ação, que tem a finalidade de recolher metralhas, entulhos e resíduos volumosos provenientes de construção civil descartados de forma irregular pela população, deve se estender até o próximo sábado (30). Serão utilizadas quatro máquinas com pá mecânica, dois caminhões pequenos, 18 caminhões-caçamba, além do trabalho de 26 funcionários. A expectativa é de que cerca de 400 toneladas sejam recolhidas por dia.

 

EcoEstações - Desde 2013, a PCR iniciou a construção de EcoEstações, que atualmente somam nove unidades na capital: Campo Grande, Imbiribeira, Ibura, Cohab, Totó, Torre, Torrões, Arruda e Iputinga. Os equipamentos funcionam como ponto voluntário de recebimento de materiais, contribuindo para a destinação correta do lixo. De lá, os resíduos são encaminhados para o aterro e o lixo reciclável vai para as cooperativas apoiadas pelo município. As pessoas podem entregar, de forma gratuita, uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros, de segunda a sábado, das 8h às 16h, evitando dessa forma o descarte irregular em vias públicas.

Desenvolvido pela