Prefeitura do Recife instala novos equipamentos para reforçar limpeza na orla

A Emlurb vai instalar 140 contenedores ao longo do calçadão. Todas as 243 lixeiras da orla já foram substituídas

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está reforçando o esquema de limpeza da orla de Boa Viagem. A partir desta quarta-feira (28/9), o município inicia a distribuição de 140 contenedores entre os 60 quiosques instalados ao longo do calçadão. A ação vai substituir os 64 equipamentos já existentes e instalar mais 74 unidades no local, contribuindo para garantir um espaço mais limpo e confortável para os frequentadores.

Os novos contenedores com 240 litros de resíduos têm uma grande importância para eficientizar a operação de limpeza da orla de Boa Viagem. Nos últimos dias, a Emlurb também finalizou a substituição das lixeiras implantadas na Avenida Boa Viagem. Ao todo, a área ganhou 243 equipamentos.

O cuidado com um dos principais cartões postais da cidade é constante. Diariamente, uma equipe com cerca de 70 profissionais cuida da orla de Boa Viagem e do Pina, realizando os serviços de varrição, fiscalização e limpeza, tanto no calçadão quanto na faixa de areia. Além disso, os trabalhadores contam com o apoio de três caminhões para a coleta do lixo. Aos finais de semana, o efetivo chega ao número de 100 pessoas.

A coleta regular, que remove o lixo recolhido pelos garis e também o produzido pelos quiosques, acontece duas vezes por dia. Já a varrição é realizada três vezes por dia. Quando anoitece e o movimento de pessoas na faixa de areia diminui, entram em cena os equipamentos responsáveis por remover os detritos localizados nesta área. As máquinas tem a capacidade de remover resíduos que estejam até 20 centímetros de profundidade.

Por dia, as equipes de limpeza da Prefeitura, retiram uma média de 10 toneladas de resíduos, o que equivale a quase 600 sacos de cem litros. Aos finais de semana, esse número chega a 24 toneladas somando o sábado e o domingo, correspondendo a 1.724 sacos de cem litros.