Prefeitura leva teatro e fantoches para crianças do Córrego da Bica


A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), utilizou o teatro para desenvolver um trabalho de educação ambiental com crianças da Escola Municipal Córrego da Bica, na comunidade homônima do bairro de Nova Descoberta. A ação, realizada na última semana, buscou ensinar boas práticas socioambientais aos pequenos, fazendo com que eles se tornem agentes multiplicadores junto à comunidade.
 
Nos dias 01 e 02 de junho, a Companhia Teatral Rosa dos Ventos e o Teatro de Fantoches, formados pela equipe da Assessoria Socioambiental da Emlurb, levaram para a escola apresentações com o tema: “Lugar de Lixo é na Lixeira”. Assuntos importantes que causam impacto direto ao meio ambiente e ao bem estar dos moradores da própria comunidade, como a importância da destinação correta de lixo para evitar o assoreamento de canais e canaletas, foram apresentados e discutidos de forma lúdica e divertida com as crianças de idade entre 6 e 12 anos. 
 
A professora Gilvaneide Falcão aprovou a iniciativa do município. “Nós estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente e trabalhando temas ligados à preservação da natureza com as nossas crianças. O teatro de bonecos é ótimo porque ensina de uma maneira muito mais atrativa”, explica. O Aluno do 4° ano Guilherme Xavier, 8 anos, também curtiu as apresentações. “Eu aprendi que lugar de lixo não é no canal, é na lixeira. Quando chegar em casa, vou ensinar o que aprendi à minha mãe”, conta o menino.
 
As atividades no Córrego da Bica começaram no final de maio, com vistorias que detectaram problemas causados pelo descarte irregular de lixo nas canaletas e canais nas ruas da comunidade, como existência de pontos críticos e assoreamentos na rede de drenagem. No último sábado (04/06), a comunidade recebeu o mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife, que contou com serviços de drenagem, pavimentação, revisão da iluminação pública e reforço na limpeza.
 
Desenvolvido pela